Outubro Liminal – Desafio de Arte do Iseum

Outubro traz consigo períodos de transição, limites, ancestralidade e mistério. É um mês cheio de tradição: alguns celebram feriados religiosos, aguardam o seu esperado Samhain ou Noite de Todos os Santos – no Iseum, aguardamos a Noite Liminal. Outros são simplesmente levados pela estética do “spooky month” e a festa de andar mascarado pelas ruas a partilhar doces e travessuras. No entanto, no mundo online nasceu uma tradição de Outubro a que tenho carinho especial: a do “Inktober”.

O “Inktober” começou como uma simples hashtag na rede social Instagram que se propunha a que artistas fizessem arte todos os dias de Outubro, oferecendo um tema geral para cada dia. Outubro cresceu online como um mês de criatividade, um em que artistas faziam os seus principais trabalhos criativos e os partilhavam com o mundo. De uma perspectiva espiritual, isto é incrivelmente curioso, um mês associado à morte e aos limites ser o que promove a criação – e a dualidade igual presente nas Deusas do Iseum não me falha.

Enfim, durante a pandemia, o nome “Inktober” caiu em desuso devido a escolhas polémicas do seu criador original. Muitos artistas ainda tinham o desejo de criar, e inclusive criaram as suas listas de diversos temas para inspirar toda a comunidade – um dos meus favoritos é o ClassicsTober, que de certo irá fascinar os politeístas helénicos. Também temos em Portugal o desafio da artista Andreia Pinho, com um foco em mitologia portuguesa.

Como Sacerdos cuja função é criar arte dos Deuses, vejo toda uma conexão e criação de comunidade à volta de arte no mês de Outubro, uma que a comunidade pagã também abraçou. Inspirade pelos fantásticos desafios mencionados, decidi criar o desafio artístico do Iseum, não só para mim mesma, como para todos que queiram partilhar este trabalho de criar imagens do Divino e do Liminal.

Este desafio é chamado “Outubro Liminal” e tem como inspiração a energia encontrada no Iseum. O objetivo é acontecer todos os anos, e ter apenas quatro temas – sempre achei um tema por dia um pouco assoberbante para uma rotina artística numa sociedade que não promove a criação de arte. Estes quatro temas estão distribuidos por quatro semanas para aqueles que desejam partilhar a sua arte online o poderem fazer durante essas semanas – e se o fizerem, utilizar a hashtag #OutubroLiminal.

O temas deste ano são:

5 a 11 de Outubro – Ataegina;

12 a 18 de Outubro – Morte;

19 a 25 de Outubro – Nabia;

26-31 de Outubro – Lua;

Tentei manter temas tanto específicos (as Deusas), como mais gerais (os conceitos). Assim também temos mais temas com que trabalhar nos anos seguintes e não esgotamos logo o panteão de uma vez. Claro que temos de começar com as nossas Senhoras e as suas energias, e fico ansiosa por ver as artes que fazem delas. Eu própria já estou particularmente inspirada para criar.

Qualquer formato de arte é válido para este desafio – desenho, pintura, fotografia, poesia, prosa, etc. Até podem ter interpretações completamente abstratas de cada tema, em arte, não há limite. O que importa é criarmos e partilharmos mais imagens destes Deuses tão misteriosos. Vou estar a partilhar as minhas nas minhas redes sociais e na galeria deste espaço.

Espero que o desafio vos inspire tanto como me inspirou a mim.

Bom mês de criatividade, e bençãos brilhantes!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

pt_PTPortuguese